quarta-feira, 1 de julho de 2009

Música - os que menos produzem são os que mais reclamam

Apesar de batido o assunto, cabe alertar algumas situações que me incomodam nessa onda de criticar a difusão gratuita da música na rede. O talento acanhado de qualquer terráqueo do interior pode ser apreciado pelo mais literado cosmopolita, o que, de quebra, permite o reconhecimento difuso do talento, seja qual for a vertente artística. No Brasil, temos o exemplo do site TramaVirtual, que permite à qualquer músico amador divulgar seu 'som' e ainda lucrar com os downloads. Convém ser despachado para difundir 'som próprio' na rede.

Enquanto isso, o conservadorismo de quem não possui mais o mesmo talento ou esta extinto musicalmente (vide Metallica, Village People, J. Bon Jovi, até mesmo Beatles) não admitem a distribuição de suas músicas on line com o fim de limitar a sua audiência àqueles que tenham preguiça de baixar gratuitamente pelos diversos meios possíveis. Depois não venham reclamar de shows vazios ou público 'modinha'. O príncipio é seguinte: quanto mais difusão da arte, mais publicidade gratuita e admiradores serão arrecadados e, em dias de royalties por click, o marketing gratuito da net supera os lucros limitados pelos downloads pagos.

Quanto as incoerências que ressoam na música nacional, sugiro a breve coluna do Gilberto Dimenstein sobre a polêmica dos incentivos financeiros públicos aos 'grandes' músicos brasileiros.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/pensata/gilbertodimenstein/ult508u586230.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou entre em contato pelo email: rrs_sansao@hotmail.com